” A História do Atletismo “
adi mT

Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.
Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física.
Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.

Tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga.
Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.
Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados, nestes estádios existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos, como por exemplo no salto com varas.
Algumas competições como a maratona, são realizadas em vias públicas.

A história do atletismo é muito bonita, pois se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência.

adri mat

Modalidades do Atletismo:

– As corridas são disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.

– Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.

– Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.

– Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.

Corridas com obstáculos:

São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades:
100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).

Corrida com barreiras

Revezamento:

As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.

adrimat

Saltos

Salto em distância:
O atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.

Salto em altura:
Nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal), o atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair, a altura vai aumentando a cada salto positivo, vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.

Arremessos e Lançamentos:

-Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco, em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior.

Decatlo:

Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo.
As modalidades do decatlo são:
Corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.
Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.

Heptatlo:

Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo:
100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.

Atletismo é a prática esportiva mais antiga, que é conhecida como esporte-base, através do Atletismo foram surgindo outros esportes.

MENS SANA IN CORPORE SANO
CREF: 017755 -G/SC

Ad