“Celíacos X Esporte”
istock-645760816

Como a Doença celíaca pode atrapalhar no esporte?

Resolvi falar desse tema, pois há uma semana descobrimos que minha mãe é Celíaca, e além de já entender as dificuldades dos meus pacientes, agora vivencio as frustrações dela 24h.. não é fácil ela se desfazer de diversos produtos que ela amava que continham glúten, então vamos entender primeiro…

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados.
Os principais sintomas da condição são dor abdominal, diarreia e flatulência.
A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos.
A doença causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água. E por esses fatores é que fazem com que o atleta não consiga recuperar do treino, não melhore a performance, fique com a imunidade baixa e sem qualidade de vida.

O que causa a doença celíaca?

A doença celíaca ocorre devido a presença geneticamente determinada de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico contra o glúten.
Com a agressão à mucosa intestinal, que é variável de pessoa para pessoa, estes os anticorpos atacam a proteína, causando a inflamação no local, atrofia das vilosidades intestinais e consequente deficiência de absorção de nutrientes.
Os pesquisadores não sabem exatamente o que desencadeia a doença celíaca em pessoas em risco que comem glúten durante um longo período de tempo, mas é possível que isso seja genético.
Cerca de 10 a 20% dos parentes próximos de pessoas com doença celíaca também são afetados.

Tratamento de Doença celíaca:

O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem.
A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares, a doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida.
É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.

Os alimentos proibidos para quem segue uma dieta sem glúten, são:

*Trigo
*Aveia
*Centeio
*Malte
*Cerveja, whisky, vodka e gin
*Leites achocolatados que contenham malte
*Patês enlatados, embutidos (salame, salaminho e algumas salsichas) e carnes à milanesa
*Maionese, ketchup, mostarda e temperos industrializados.
Portanto para o atleta quem tem o diagnóstico, precisa ser mais disciplinado quanto às escolhas alimentares e organização da dieta (evitando comer muitos alimentos não preparados pela própria pessoa) para que consiga melhorar a performance e ter saúde.

Ad