” Catequina “
catequinas

Catequina

A catequina é um fitonutriente e tem uma forte ação antioxidante. Suas principais fontes alimentares são: chá verde, chá preto, guaraná em pó e cacau. 

Suas propriedades atuam no controle do: Envelhecimento – Fonte de antioxidantes (polifenóis), uma xícara de chá verde fornece 8 a 10 vezes mais que o encontrado nas frutas e vegetais, e são 25 a 100 vezes mais poderosas que as vitamina C e E. Recomenda-se 3 xícaras ao dia.

Glicemia – além do controle da glicemia, auxilia na prevenção do diabetes tipo II em 42%, e reduz em 18% casos de diabetes tipo I.

Cardiopatias – sua ação antioxidante previne a oxidação do LDL colesterol (ruim) e sua deposição em placas ateroscleróticas.

Câncer – capazes de reduzir o crescimento de células cancerígenas diminuindo em número e tamanho, devido a supressão da liberação de fatores que estimulam o crescimento do tumor, fazendo com que menos sangue e nutrientes cheguem ao tumor, dificultando seu desenvolvimento.

Quelante de ferro e metais pesados: quando mantido em infusão por mais que 15 minutos libera uma substância também antioxidante chama de tanino (sabor amargo) que faz com que não absorva metais como mercúrio, chumbo e ferro.

Doenças neurodegenerativas (como Alzheimer e Parkinson) – devido a alta quantidade de antioxidantes previne o envelhecimento celular e garantindo a saúde dos neurônios.

Como extrair a catequina do chá verde por infusão:

Green tea and lily

Green tea and lily

Ingredientes:
1 colher de sobremesa de chá verde (orgânico)
250ml de água quente
Modo de preparo, infusão:
3-4 minutos: cafeína e catequinas
5-8 minutos: theanina e catequinas
8-20 minutos: theanina, catequinas e taninos

Theanina – substância que ajuda a acalmar e diminui a ansiedade
Cafeína – termogênica (cerca de 12mg em 100ml)
Tanino – quela a absorção de metais pesados e diminuem a capacidade de absorção de ferro

abacaxi

Chá termogênico e antioxidante
Ingredientes:
3 colheres de sobremesa de chá verde (termogênico)
Cascas de 1/2 abacaxi (diurético)
Canela em pau (termogênico)
Gengibre ralado (termogênico)
Água 500ml a 1 litro
Modo de preparo:
Ferver cascas de abacaxi, canela em pau e o gengibre por 10 minutos. Apagar o fogo e adicionar o chá verde, manter em infusão por 8 minutos

Fonte da Matéria: Giovanna Agostini

Instagram: https://www.instagram.com/nutrigiovannaagostini/?hl=pt-br