“Treino HIIT”
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HIIT –      Você pode estar fazendo errado esse tempo todo!

Treino Intervalado de Alta Intensidade também conhecido pela sigla em inglês HIIT – High Intensity Interval Training, é comumente utilizado nas academias por quem busca emagrecimento e aumento da resistência cardiorrespiratória.
E os praticantes não estão errados, existem muitas pesquisas sérias sobre o assunto com resultados surpreendentes! Mas será que os adeptos do HIIT estão chegando ao sonhado resultado?

Para entendermos melhor vamos separar os termos:

-> Treino Intervalado

Devemos entender que os treinos intervalados sozinhos não necessariamente são considerados HIIT, pois são chamados assim somente pela mudança de intensidade durante o período de esforço (treino).
Podemos fazer um treino intervalado na bicicleta, na esteira, no elíptico e até mesmo no exercício de força (musculação).
É importante salientar também que o tempo de atividade de maior esforço como o de repouso são mantidos os mesmos durante a atividade, como exemplo, em uns do formatos do treino intervalado você fica 20 segundos fazendo exercício e descansa 30 segundos, repetindo este ciclo até concluir o treino.

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O que falta para isso ser um HIIT?

-> Alta intensidade

Agora que temos claro o que é um treino intervalado, para que este seja considerado HIIT devemos atingir uma alta intensidade durante aquele período de maior esforço.
Parece simples, não é mesmo?
Mas eu lhe garanto, é aqui que as pessoas cometem graves erros!

Para entender melhor vamos definir o que é alta intensidade em um treinamento.

Tecnicamente, a alta intensidade está relacionada ao seu ritmo cardíaco durante a atividade física, a zona de frequência cardíaca de alta intensidade está entre 85% e 100% da sua Frequência Cardíaca Máxima (FCM).

Agora que você sabe a diferença entre Treinamento Intervalado e HIIT vem a dúvida:

Qual é a sua Frequência Cardíaca Máxima?
Você pode encontrar na internet muitas formas de estimar sua FCM, mas não se engane, são estimativas, apenas um Personal Trainer devidamente qualificado ou um exame ergométrico de esforço, monitorado por um Cardiologista podem lhe dar este número com precisão.
Além disso é necessário saber como está sua frequência cardíaca durante o seu HIIT, afinal, ficando abaixo você não chegará aos resultados esperados, mas também não pode correr riscos fazendo atividades física acima de sua FCM.

Mas então… todo esse tempo fazendo treino intervalado não serviu para nada?

Muito pelo contrário, o treino intervalado por si só traz benefícios tanto para o emagrecimento quanto para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, da mesma forma que o aeróbio contínuo traz esses mesmo benefícios e o HIIT também.

Se eu tenho esses benefícios em um treino aeróbio ou num treino intervalado convencional porque preciso do HIIT?

O HIIT tem se mostrado nos últimos anos muito mais eficaz, com resultados mais rápidos em um menor tempo de treino por semana, e posso lhe garantir que isso não fica apenas nos resultado de estudos, vejo na prática diariamente meus alunos colhendo sólidos resultados com protocolos de treino de 30 minutos 3 vezes por semana, por exemplo.

Então se você tem uma vida corrida e não consegue dispor de 90 minutos 5 vezes por semana para cuidar do seu corpo, o treinamento HIIT é perfeito para você!

Ficou interessado no treinamento HIIT?
Me chame agora mesmo no WhatsApp para agendarmos uma avaliação!
Vamos montar um programa de treinos exclusivos para você alcançar seus objetivos.

Kelly Cristina Angeli

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