“Hipertrofia em Mulheres”
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TREINO DE HIPERTROFIA EM MULHERES

Quando o assunto é hipertrofia, ainda existe um certo preconceito em relação ao treino feminino, pois muitas pessoas acreditam que as mulheres poderiam ficar “masculinizadas” em função do treino de musculação.
Isso faz com que muitas tenham certa aversão ao treino, principalmente de membros superiores e o realizem em níveis de esforço bem abaixo do seu potencial e necessidade.
A verdade, entretanto, é que dificilmente indivíduos do sexo feminino irão desenvolver massa muscular semelhante ao sexo masculino apenas com treinos e dietas, por mais intensos e bem feitos que eles sejam.
Isso acontece porque o principal hormônio envolvido na construção e recuperação muscular, a famosa testosterona, é um hormônio masculino, que está presente no corpo da mulher em quantidades 10 a 20 vezes menor do que no do homem, o que explica o porquê dos homens ganharem massa muscular com muito mais facilidade.

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Fique atenta para algumas dicas:

* Mulheres podem (e devem) treinar diariamente e com alta intensidade.
Se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, você deve seguir um treino específico para isso, com variações de métodos, volume e intensidade que um instrutor capacitado será capaz de administrar.

* Algumas mulheres têm mais dificuldade em usar métodos intensos de treino para membros superiores, sendo assim, uma boa alternativa é aumentar o volume semanal de treinos para esses grupos musculares

* A sua dieta deve estar adequada ao seu objetivo e treino, isso fará com que seus ganhos sejam mais rápidos e você ficará mais motivada.
Um nutricionista esportivo é o mais indicado para este fim.

* Não tenha medo da hipertrofia, afinal, ela nada mais é do que o crescimento do seu músculo, quando isso acontece de forma natural (apenas com treino e dieta, sem anabolizantes), vai resultar em um corpo definido e com menos gordura corporal, além de muito mais saudável.

* Dê o descanso necessário para os seus músculos, afinal, é no “descanso” que eles crescem e se desenvolvem.
Um profissional capacitado fará toda diferença nos seus resultados.

* Tenha paciência, os resultados não aparecem do dia para a noite e o tempo varia de acordo com diversos fatores. Pense na individualidade, cada corpo, cada metabolismo, reage de formas diferentes aos estímulos recebidos. Respeite seu corpo e seu tempo.
Trace pequenas metas a curto prazo, isso fará com que você se sinta mais motivada ao alcançá-las e continue no foco.

Bons treinos!

Cláudia Renata Soares Schorr

Licenciada e Bacharel em
Educação Física

Instrutora de Musculação
Academia Fama Fitness e Personal Trainer

CREF: 018869-G/SC

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