“Atividade Física: Como Iniciar?”
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Pessoas que não praticam atividade física, tem um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes quando comparados a quem pratica exercício físico regularmente.
Após 3 meses parado, o corpo já sofre os efeitos do sedentarismo independente do tempo que você treinava anteriormente, então vamos abandonar a preguiça, nos organizar, arrumar um tempo, e nos prepararmos para começar a fazer exercícios físicos.

Alongamento e aquecimento:
Aquecer é aumentar a temperatura corporal preparando o corpo para a prática do exercício, o alongamento previne lesões lubrificando as articulações, essa preparação é importante por que informa o organismo sobre o que deve ser priorizado no movimento.

Faça uma avaliação médica:
É um pré-requisito para que aluno e professor trabalhem em segurança e ma forma de descobrir os limites de seu corpo e o exercício ideal.

Adaptar o corpo aos exercícios:
O aluno terá que começar do zero, mesmo sendo um ex atleta readaptando o corpo, pois se não respeitar essa progressão poderá sobrecarregar os músculos e articulações, quem já treinava tende a recuperar o condicionamento físico mais rápido.

Comece por atividades de baixo impacto:
Quando se inicia a adaptação com atividades de alto impacto ocorre a sobrecarga dos músculos e articulações dos membros inferiores, por isso é importante realizar a adaptação articular, muscular e cardíaca.

Escolha exercícios que te proporcionem prazer:
Treinar por prazer mantém o aluno motivado e reduz a porcentagem de abandonar a atividade física,”O exercício perfeito é aquele que equilibra as necessidades de seu corpo e a sua preferência”.

Respeite os limites:
Cada individuo possui um limite corporal a ser cumprido, é sempre importante respeitá-lo para evitar acidentes e lesões.

Aumente a intensidade aos poucos:
O aumento da intensidade do treino faz parte do desenvolvimento e adaptação do corpo, e é de extrema importância, pois torna a atividade mais interessante e desafiadora ajudando seu corpo a ganhar um melhor condicionamento. Pode-se aumentar a carga, aumentar a velocidade, diminuir intervalo, aumentar repetições, aumentar intensidade sendo assim reduzindo o sedentarismo de forma gradual e saudável.

Lembrando que é importante ter sempre o acompanhamento de um profissional capacitado.

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