“Exercícios Físicos, O Melhor Remédio”
Screenshot_20180516-091240(1)

Esta é nossa última edição do ano, então que tal reforçar um pouco tudo que venho falando sobre os benefícios do exercício físico na melhoria da qualidade de vida e saúde mental?
Vários estudos apontam, e essa é uma prática que vem sendo muito usada no âmbito da saúde mental (Psiquiatras principalmente) que o exercício físico pode ser tão efetivo quanto a medicação e a psicoterapia.
Quando digo “principalmente psiquiatras”, é devido ao fato de estarmos vivendo um momento onde as pessoas não tem tempo para ficarem doentes e improdutivas, então recorrem ao método mais rápido, os remédios, os psiquiatras.
Porém os mesmos afirmam que os remédios por si só não produzem uma melhora a longo prazo tão eficaz quanto o tripé que inclui acompanhamento psicológico e a prática do exercício físico.
Durante a realização de exercício físico, ocorre liberação de substâncias pelo organismo, que pode produzir efeitos antidepressivos e ansiolíticos, os quais protegem sintomas negativos do estresse na saúde física e mental, dentre alguns benefícios fisiológicos temos: o aumento no transporte de oxigênio para o cérebro, síntese e a degradação de neurotransmissores, liberação de serotonina e diminuição da viscosidade sanguínea.
Entre os ganhos psicológicos, ocorre uma diminuição da ansiedade, melhora autoestima e cognição, além de reduzir o estresse, funcionando também como estratégia de prevenção da depressão por exemplo.
Aproveitando o encerramento deste ano como marco simbólico da passagem para um novo ano, um novo ciclo, convido a todos os leitores praticantes de exercícios, ou não, a incluírem na sua lista de 2019 um tempo do seu dia pra cuidar da sua saúde Física e Mental, que, lembrando não é dividida, somos um só corpo e mente dando suporte um para o outro.
Feliz 2019!!

exercicios-fisicos-caminhada

Ad