“Nutrição X Natação”
mme

Antes de cair na água, alimente-se, mas cuidado, o indicado é fazer uma refeição pré-treino de 1 hora a 2 horas antes.
Após uma refeição, os alimentos passam pela digestão no estômago e para isso precisam de fluxo sanguíneo.
Ao realizar esforço físico, os músculos também precisarão de fluxo sanguíneo para a captação de oxigênio e energia, fazendo com que o corpo priorize a distribuição para os músculos, deixando assim o estômago de lado (hipoperfusão sanguínea), por isso não é aconselhado comer e logo cair na piscina, espere pelo menos 1 hora.
Não se alimentar ou se alimentar de maneira errada antes de nadar pode não só atrapalhar o rendimento, como provocar desconforto gástrico, refluxo, cansaço e câimbras, por isso, é importante saber o que comer antes, durante e após a natação ajustando os intervalos de tempo.

Antes do treino: 1 a 2 horas antes.
* Hidratação
* Evite o consumo de gorduras
* Priorizar o consumo de carboidrato de média e lenta absorção
* Proteínas magras

Opção 1: Suco de fruta + Sanduíche com pão integral com frango, atum ou queijo magro
Opção 2: Palatinose + whey protein

Durante o treino: treinos ou provas acima de 1 hora.
* Carboidrato de rápida absorção (30 a 60g de carboidrato a cada hora para evitar hipoglicemia (diminuição da glicose e fadiga)
* Atletas de esporte aquático podem ter menor percepção da sensação de sede, portanto devem deixar na borda da piscina uma garrafa com água com carboidrato de rápida absorção.

Opção 1: Três colheres de sopa de Maltodextrina/Dextrose em 500ml de água.
Opção 2: 500ml de suco de uva integral.
Opção 3: 2 sachês de carboidrato em gel.

Após o treino (treinos de alta intensidade e acima de 1 hora).
* Carboidratos de rápida absorção para repor o glicogênio muscular
* Proteína para acelerar a recuperação muscular

Opção 1: Duas colheres de sopa de Maltodextrina/Dextrose + ½ scoop de whey protein
Opção 2: Banana, arroz branco, batata inglesa, tapioca + ovos, frango, atum, carne moída

Além da alimentação adequada a boa hidratação e descanso são fundamentais para a melhora da performance.

https://www.instagram.com/nutrirconsultorios/?hl=pt-br