“Ecto, Endo e Meso”
adi

De acordo com sua constituição física, homens e mulheres podem ser divididos em ectomorfos, mesomorfos ou endomorfos.
O primeiro deles possui metabolismo acelerado e é naturalmente magro, o ectomorfo possui muita dificuldade para ganhar massa muscular e até mesmo gordura.
Na outra extremidade temos os endomorfos, que costumam ter o corpo na forma de pera, ou seja, têm muita facilidade para acumular gordura, sobretudo na região abdominal.
Já o mesomorfo pode ser considerado um intermediário entre os outros dois biótipos, uma vez que as pessoas com essa característica corporal não sofrem para ganhar peso.
Com uma dieta e treino adequados, o mesomorfo consegue ganhar massa muscular com relativa facilidade.
Apesar da genética ser um fator importante para quem procura ganhar massa muscular, ela não deve ser vista como um obstáculo intransponível, já que ectomorfos podem conseguir ótimos resultados com algumas mudanças simples na dieta e nos treinos.
Portanto, não crie paranoias para ter o corpo da “fulana” ou “fulano”, pois suas características físicas podem ser diferentes como visto acima, somando a isto o metabolismo diferenciado.
Então foque em ser saudável e tire pensamentos negativos sobre sua estética, aceite o formato do seu corpo e siga uma alimentação equilibrada e treinos rotineiros para que você tenha uma excelente qualidade de vida.

somatotipos4-1000x500

Ad