“Transtornos Mentais”
Screenshot_20180516-091240(1)

TRANSTORNOS MENTAIS E A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICOS

Os transtornos mentais em especial os mais graves, como a Esquizofrenia e psicóticos em geral (A LOUCURA, OS ESTRANHOS), ocasionam prejuízos para muito além do mental, pois consequente à um comprometimento psíquico, o indivíduo se vê preso em uma rede muito limitada, normalmente são sujeitos que já não tem mais uma vida social, estão restritos ao convívio de familiares, que muitas vezes também não dão conta, e acabam se isolando em seu mundo particular, sem mencionar os que estão em Instituições para loucos.
A prática de exercícios físicos nestes casos funciona como uma forma de inserção social, além de promover a saúde e bem estar, uma vez que são sujeitos que há muito tempo fazem uso de medicações e já estão comprometidos fisicamente.
O foco em cuidar da mente por via medicamentosa, acaba tirando o olhar para o todo, esquecendo do corpo e dos benefícios que o estímulo físico proporciona no sentido de melhorar sua sensação de se ver de forma mais positiva, começam a se agradar mais da sua imagem corporal, perdem peso e sua força física aumenta.
Nesses casos a prática de esportes e atividades físicas em grupo proporciona tantos outros benefícios, como promover novamente a integração com outras pessoas, aprender lidar melhor com suas frustrações, compartilhar e trocar experiência, ajudar um ao outro em suas dificuldades individuais.
Por se tratar de dois assuntos que me interessam muito, a Loucura e a prática de exercícios físicos, venho desenvolvendo um Projeto para Unir os dois, e em breve espero postar relatos mais específicos dos casos!

Ad