“Conheça o CSA”
Alimentos-orgânicos-1

CSA, você sabe o que é?

Conheci um trabalho lindo, que foi implementado há poucos anos em Florianópolis, por um grupo de nutricionistas, que desejavam melhorar a qualidade da alimentação dos indivíduos, através dos alimentos Orgânicos.
Esse projeto que tem em diversos locais do Brasil, se chama CSA = Comunidade que Sustenta a Agricultura.
Com o intuito de desenvolver o sistema agrário e escoar produtos orgânicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos.
CSA é um modelo de um trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e consumidores: um grupo fixo de consumidores se comprometem por um ano (em geral) a cobrir o orçamento anual da produção agrícola, em contrapartida os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo sitio ou fazenda sem outros custos adicionais, desta forma o produtor sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre a sua produção, eos consumidores recebem produtos de qualidade, semanalmente, sabendo quem os produz e aonde são produzidos.

rJbSIxRQl_930x525

E quais são os benefícios do consumo de alimentos provenientes da agricultura orgânica em relação aos alimentos industrializados:

*A produção de alimentos orgânicos não utilizam agrotóxicos e, dessa forma, evitam-se crises alérgicas e respiratórias, distúrbios hormonais, sobrepeso, problemas neurológicos e o até mesmo o temido câncer, e mais, os alimentos livres de produtos químicos não têm nem o aroma nem o sabor alterado pelos venenos, ou seja, são mais confiáveis e nutritivos.

*A agricultura orgânica é boa para o futuro do planeta, uma vez que ela se fundamenta na conservação dos recursos naturais.

*A agricultura tradicional destrói o solo, enquanto os procedimentos da agricultura orgânica visam a conservação do terreno, técnicas como a rotação de cultura, plantio consorciado e compostagem (transformação do solo pobre em nutrientes em solo fértil) fazem com que ele permaneça constantemente produtivo.

*Para quem duvida da qualidade e procedência dos produtos, saiba que assim como qualquer alimento, os orgânicos também possuem Selo de Certificação, que deve ser fornecido pelas associações e órgãos certificadores independentes, é a garantia que o consumidor está comprando alimentos livres de detritos tóxicos.

*Frutas e legumes orgânicos podem ter até 40% mais antioxidantes (que agem impedindo que os radicais livres “oxidem”, ou seja, lesionem ou matem nossas células) do que as plantas convencionais.

*Ajudam também na desintoxicação, pois purificam o organismo, eles melhoram os problemas gastrointestinais e hepáticos, gerados pela química contida nos alimentos inorgânicos.

*Os orgânicos conservam a qualidade da água, sem o uso de venenos, que conseguem atravessar o solo, os lençóis freáticos, rios e lagos ficam mais protegidos.

*O cultivo ecologicamente correto propicia a maior durabilidade das frutas e legumes, um pé de alface orgânico, por exemplo, pode permanecer incólume por até uma semana dentro da geladeira.

Ad