“Natação para Bebês”
images

NATAÇÃO PARA BEBÊS
São inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês.
Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.
Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até por volta dos 4 anos de idade, para que as crianças tenham condições de aprender com segurança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e prazeroso.
O contato entre bebês e os pais, fortalece os laços afetivos e as formas de comunicação.
Pais e professores atuarão de forma educativa quando, deverão agir apenas como um auxiliador, permitindo ao bebê a liberdade da execução.

GOPR3993
É importante lembrar que para os bebês, existem poucas opções de atividades, sendo a água um local onde ele se sente livre, e é estimulado pelo meio líquido a experimentar uma variedade de movimentos, enquanto no chão, no berço ou no colo os bebês ficam totalmente dependentes de adultos e com uma movimentação limitada.
O momento ideal para iniciar as atividades aquáticas, segundo vários autores especialistas, é a partir do terceiro mês, baseado em um consenso de dados observacionais da clínica pediátrica e alguns aspectos relativos ao desenvolvimento motor, porém é fundamental que a adaptação da criança no meio líquido seja feita em casa, na hora do banho, sendo esta de forma prazerosa e recreativa, e, sempre que possível, na presença dos pais.
E a natação conta com os mais diversos tipos de estímulos, como os visuais, sonoros, táteis, cinestésicos, proprioceptivos, os quais farão com que a criança aprenda e conheça o seu corpo mais facilmente.
A natação pode ter algumas contraindicações, mas na maioria dos casos são passageiras, como gripes e inflamações. No caso de crianças com rinite (reação inflamatória da membrana mucosa nasal) há divergência de opiniões médicas. Alguns indicam a natação e outros não aconselham, outro problema comum em bebês é a alergia a cloro.
No entanto, nossa Escola utiliza o sal no tratamento da piscina, o que evita reações alérgicas.

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA BEBÊS:

# – Desenvolvimento maturacional e neuromotor: fortalece o tônus, contribui com o equilíbrio, orientação espacial, coordenação motora grossa e fina, lateralidade;
# – Favorece as vias sensoriais (principalmente a fala, audição e tato);
# – Melhora as funções psicomotoras;
# – Aumento da capacidade cardiopulmonar;
# – Melhor irrigação sanguínea;
# – Sono mais tranquilo;
# – Melhora do apetite;
# – Socialização;

A Academia Tutubarão oferece aulinhas de bebês aos sábados pela manhã, venha conferir.

Ad