“Alimentação de Ciclistas”
tour the france

Alimentação de ciclistas.

O post de hoje é sobre uma reportagem muito interessante, que foi publicado em um jornal Britânico, The Telegraph, onde o nutricionista da equipe Sky, conta um pouco sobre a alimentação dos ciclistas durante o Tour de France de 2016.
O Tour de France é a principal competição de ciclismo do mundo, são 21 etapas que ocorrem durante 23 dias, 3.529km (média de 168km/dia), onde os atletas gastam algo em torno de 6 mil calorias diárias, ou seja, competem em altíssima intensidade por quase um mês.

Ao ver esse tipo de competição, sempre fica aquela curiosidade, como é a alimentação durante a competição?
O nutricionista da equipe, afirma que os atletas precisam de energia, mas também precisam estar magros, saudáveis e com um sistema imunológico forte.
“Uma dieta natural é a melhor forma de conseguir isso”.

Os atletas fazem uma periodização da ingestão de carboidratos, comendo mais nos dias de treino intenso e menos em dias menos intensos.
Tomam suplementos de óleo de peixe para reduzir a inflamação muscular, liberar energia e evitar a diminuição da imunidade causada pelo exercício de alta intensidade.
Bebem água com sabor e suco de abacaxi, para evitar a desidratação que afeta negativamente o desempenho, prejudica a digestão e absorção de nutrientes, e consomem bastante aipo, melancia e beterraba, que são ricos em nitrato e aumentam o fornecimento de oxigênio para os músculos.
As sobremesas são frutas cobertas com mel.

Segue abaixo o cardápio dos atletas:

Café da manhã:
*Smoothies de banana e frutas vermelhas com iogurte grego
*Suco de couve, espinafre e brócolis e abacaxi
*Suco de melancia, beterraba e aipo

Dias de treino intenso:
*Mingau coberto com frutas silvestres, fonte de combustível de liberação lenta.

Dias de treino menos intenso:
*Omelete e banana, a proteínas para ajudar no desempenho muscular e na utilização de gordura como substrato energético.

Durante e após a corrida:

Durante:
*Bolinho de arroz com cream cheese e pistache
*Agua saborizada
*Suco de abacaxi

Após:
*Frango e batata doce

Jantar:
*Salmão com quinoa
*Carne vermelha
*Salada de tomate com abacate e azeite de oliva
*Vegetais
*Hommus
*Risoto de beterraba
*Salada com frutas secas e queijo feta e azeite de oliva

As sobremesas são frutas cobertas com mel

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