“Motivar-se para perseverar”
36325884_995033160663413_6621757041104912384_n

Estamos iniciando o último terço do ano e muitas pessoas começam agora a pensar na possibilidade de aderir a um melhor estilo de vida, geralmente com fins estéticos para o verão.
Em contrapartida outras pessoas vêm se mantendo ativas fisicamente e cuidando de sua saúde e estética desde muito antes do verão passado.
Por que um grupo de pessoas não consegue se manter mais do que dois a três meses em um programa de atividade física, enquanto outras pessoas não conseguem nem sequer pensar em parar de treinar?

IMG_20180903_180114918
A resposta para isso está em um fator psicológico chamado motivação, a motivação caracteriza-se como um processo ativo e intencional dirigido a uma meta, esse processo depende de fatores intrínsecos (pessoais) e extrínsecos (ambientais).
A motivação deve ter direção certa e intensidade de esforço, e primordialmente deve ser obtida de forma intrínseca, embora sejam os fatores extrínsecos que definem se ela ocorrerá a longo prazo.
Quando você não estiver se sentindo motivado a continuar num programa de atividade física, busque lembrar de suas metas iniciais, o quanto você já está próximo dela ou o quanto você está longe, desde o ponto de seu início, caso esses pensamentos não te ajudem a seguir em frente, tente entender se o programa de atividade física te motiva, te impõe dificuldades a serem vencidas e te exige intensidade de esforço.
Estar em um ambiente que te auxilie a se manter motivado e a estabelecer metas de curto, médio e longo prazo é a chave para tornar a sua motivação intrínseca, a sua maior aliada para um estilo de vida melhor, mais ativo e saudável.

Ad