“Cross Training”
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Todos já ouvimos falar da modalidade Cross Training, entretanto poucos sabem o que significa tal modalidade.
De uma forma simples, o Cross Training tem inspirações no treinamento militar e consiste em executar movimentos livres funcionais de forma constantemente variada, em alta intensidade.

Basicamente, o Cross Training une treinamentos de exercícios de levantamento de peso olímpico, exercícios de ginástica olímpica, atividades que ajudam no condicionamento metabólico, como ciclismo, corrida, agachamentos ou remo, e exercícios feitos com o peso do próprio corpo do praticante.
É recomendado para pessoas que buscam resistência física, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, potência, velocidade e força muscular, contribuindo para a perda de peso e no crescimento muscular.
As aulas de duram, em média, 1 hora e são divididas em três partes : aquecimento, parte técnica e o WOD (Workout of the Day).

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Durante o alongamento dinâmico, os alunos aprendem e aperfeiçoam alguns dos exercícios.
No WOD, acontece a execução dos exercícios propostos, mas de forma mais intensa e em tempos menores.
A variedade presente de movimentos no treino não deve ser confundida com uma escolha aleatória, mas sim com o objetivo de abranger o máximo de padrões de movimentos, volume de treino, ou até mesmo cargas utilizadas.
Vale ressaltar que dentro da modalidade Cross Training não se trabalha com movimentos isolados como é a proposta da musculação, o dinamismo é constante, levando o praticante a se desafiar continuamente.

Quando aplicado de forma correta, o Cross Training pode trazer grandes resultados, sua metodologia permite adaptar os movimentos, tornando o treino fácil de aplicar aos diferentes níveis de condições físicas do praticante, desta forma, podemos atingir uma intensidade relativa igual para todos de forma segura.

A superação dos desafios e dos limites pessoais de cada aluno, além de um treinamento em grupo, resulta muito estimulante a nível de competividade em equipe o que gera um grande fator motivacional aumentando muito a auto estima.

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O Cross Training é uma modalidade nova, atraente aos olhares de muitas pessoas, entretanto tem suas exigências em relação a sua prática, enquanto o praticante não estiver apto as tarefas propostas, devemos utilizar movimentos básicos, com pouca ou nenhuma carga externa aprimorando a técnica de execução de cada exercício.

Quer treinar com segurança?
Basta respeitar e utilizar o processo de aprendizagem orientado pelo professor responsável (Coach), que levará em consideração as aptidões e forma física inicial de cada aluno, assim a evolução tende a acontecer de forma natural e segura, minimizando os riscos de lesões e maximizando os benefícios.

Fonte da matéria: Leandro Porto (Prof Cross Training)
e Diego Matos (Proprietário da Academia Formus)

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