“Psicologia do Exercício”
Logo - Quelin Rocha

É com imensa satisfação que apresento nosso primeiro contato.
Sou Psicóloga e Psicanalista, e atualmente realizo atendimentos em clínica individual, a partir desta edição escreverei matérias aqui na revista Muito Mais Esporte.
Abordarei assuntos que evidenciem a relação entre o corpo e os processos psíquicos dentro e fora da prática de exercícios físicos, com temas que irão também para além do esporte, mas que indiretamente estão relacionados.
Em minha vivência pessoal, pratico exercícios físicos diários, embora seja um fato recente, os benefícios que pude experimentar, vão além do corpo, e desta forma, será ainda mais prazeroso escrever sobre o assunto.
Porém, de forma alguma podemos pensar nesses ganhos como uma receita pronta que a partir de um exemplo servirá para todos, simplesmente porque somos seres únicos, vivenciamos, sentimos e experimentamos nossa vida de forma singular. Não podemos simplesmente seguir o exemplo dos outros, pelo simples fato de não sermos o outro!
O que é comum acontecer ou pensarmos é de que se serviu para alguém vai nos servir também, e isso pode gerar uma frustração, pois se não somos o outro, certamente não teremos resultados iguais.
Portanto, dentro da abordagem que trabalho, a Psicanálise, buscarei transitar entre assuntos sobre corpo, da dificuldade entre querer e realizar, da distância entre um discurso e uma prática desse discurso, sobre transtornos atuais como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, dentro da compreensão da psicologia e da psicanálise, dos fatores motivacionais e características pessoais, entre outros que irão surgir.
Para a próxima edição estou preparando um texto sobre o corpo, com a seguinte pergunta que já gostaria de lançar “O QUE QUEREMOS DIZER COM O NOSSO CORPO ?”.
Aguardo também sugestões de assuntos que possam interessar aos leitores, farei o possível para escrever sobre todos os temas sugeridos.

Quelin Rocha
PSICÓLOGA E PSICANALISTA
CRP 12/16904

Ad