“Natação”
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NATAÇÃO:

Um dos esportes mais completos e recomendados, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões.
A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos.

BENEFÍCIOS:

*Longevidade:
Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul acompanharam testes e vivência de homens com idade de 20 a 90 anos, durante 30 anos, e puderam descobrir que aqueles que praticavam natação contavam com taxa de mortalidade 50% inferior se comparados às demais pessoas fisicamente ativas ou àqueles que mantinham um estilo de vida sedentário. Vale ressaltar que pesquisas semelhantes foram realizadas com mulheres, e os resultados foram semelhantes.

*Sem impacto:
É comum ouvirmos pessoas relatarem desconfortos e incômodos no início da prática de exercícios físicos.
A natação se difere, pois, oferece algo que nenhum outro exercício aeróbico pode: ela oferece a capacidade de trabalhar todo o seu corpo, e sem qualquer impacto severo sobre o seu sistema esquelético, assim reduzindo as dores durante a fase de adaptação.

*Artrite:
A natação é muito recomendada para pessoas que sofrem com artrite.
Os alongamentos feitos na piscina podem fortalecer os músculos e ainda contribuir significativamente como treino aeróbico.
O ideal para pessoas que sofrem com artrite é uma piscina aquecida, pois a água quente pode ajudar a “soltar” as articulações rígidas.

*Força e tônus muscular:
A natação é uma ótima maneira de aumentar a força e tônus muscular, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos.
Quando um atleta está correndo em uma pista, ele se move através do ar, enquanto um nadador enfrenta a resistência oferecida pela água, que conta com densidade cerca de 12% maior que a referente ao ar.

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*Melhor saúde do coração:
Não pense que a natação apenas tonifica músculos do peitoral, tríceps e quadríceps, pois um dos maiores benefícios da natação é sobre o coração.
Como a natação é uma opção de exercício aeróbico, ela serve para fortalecer o coração, não só ajudando-o a se tornar maior, mas beneficiando-o para um melhor bombeamento, fornecendo um melhor fluxo de sangue por todo o corpo.

*Controle de peso e queima calorias:
Atualmente, a natação é reconhecida como um dos maiores queimadores de calorias, o que pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam manter o peso sob controle.

*Sem alergias:
Um dos benefícios da natação é que proporciona que você se exercite no ar úmido, o que pode ajudar a reduzir sintomas de asma e alergias.

*Controle de colesterol:
O poder aeróbico da natação contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol HDL e LDL.
É dito que para cada 1% de aumento do nível do colesterol “bom” (HDL), o risco de morte por doença cardíaca cai até 3,5%.

*Sem estresse:
Sendo destaque entre os exercícios aeróbicos, os benefícios da natação se estendem ao fator psicológico também.
Ao cumprir os exercícios e reconhecer a sua superação, a pessoa motiva-se para se manter determinado e animado para seguir em frente. Os níveis de endorfina tendem a ficar mais elevados com as braçadas, por isso, abuse do hormônio da felicidade e seja feliz com o apoio da natação para uma melhor saúde e boa forma.

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*Autoestima:
Os benefícios da natação podem desencadear inúmeros outros, dentre esses, o bem-estar é um dos propósitos que favorecem as pessoas a se manterem ativas e praticando o nado regularmente.
Quem não se sente bem e seguro com uma boa forma e melhor qualidade de vida?
O fato de se sentir bem pode ficar evidente no comportamento e vida social daqueles que conseguem obter o máximo de benefícios durante toda a vida.

Fonte: www.mundoboaforma.com.br

ACADEMIA TUTUBARÃO
Natação e Hidroginástica.
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