“Bicarbonato de Sódio”
bicarbonato-sodio

O uso de Bicarbonato de sódio para a melhora do desempenho esportivo.

Hoje não são apenas os atletas profissionais que lutam para melhorar nos treinos e se superar.
Praticantes de atividades físicas tem usado recursos ergogênicos, além da alimentação, a suplementação, para melhorar resistência física, força e hipertrofia.
Para isso o mercado tem diversas soluções a fim de que se possa ter uma recuperação muscular mais rápida e que diminua a fadiga, não causada somente pelo treino, mas pela rotina corrida e estressante.
Por muitas vezes essas suplementações são caras, como exemplo temos a beta alanina, que é precursora da carnosina, contribuindo com a resistência – ajudando a evitar a fadiga dos músculos, que tem valor alto no mercado.
Porém pesquisas demonstram outras fontes mais baratas e que vão auxiliar na recuperação muscular e disposição, mas que não deixam de necessitar a orientação correta de um profissional, uma delas é o bicarbonato de sódio (NaHCO3).
Uma das causas da fadiga muscular é a mudança no equilíbrio ácido-base, devido a redução do pH sanguíneo aumentando desta forma acidez metabólica.
Diversos estudos têm investigado a ação ergogênica de substâncias tamponantes como o bicarbonato de sódio.
A ingestão de bicarbonato de sódio aumenta a concentração extracelular de íons bicarbonato, elevando o pH sanguíneo, tamponando a acidez das células musculares e retardando a fadiga.
Muitos estudos utilizam como dose de suplementação 300mg de bicarbonato/kg de peso, 1 a 2 horas antes do treinamento, com o objetivo de retardar a fadiga e acelerar a recuperação muscular.
Pode ser adicionado a sucos de frutas ou com água.
A resposta à utilização do bicarbonato de sódio é variável para cada indivíduo.
Observam-se alguns efeitos adversos como desconforto gástrico, diarreia, distensão abdominal e eructação.
Converse com o profissional adequado para indique a dosagem correta desta suplementação.

Nutri:  Sendy Speck.

https://www.instagram.com/nutrisendyspeck/?hl=pt-br

Sessão-do-Studio-037