“Discopatia Degenerativa”
hernia-de-disco-marcus-yu-bin-pai

QUIROPRAXIA e a DISCOPATIA DEGENERATIVA

Os discos intervertebrais atuam como suporte e amortecedores entre as vértebras, e permitem que o corpo se movimente.
A Discopatia degenerativa está geralmente em todos os exames que os pacientes trazem para o consultório.

*Discopatia Degenerativa:

É um processo de degeneração dos discos intervertebrais. Não é uma doença exatamente, mas uma manifestação do envelhecimento que ocorrerá em maior ou menor grau em TODAS as pessoas, caracterizada pela diminuição da altura dos discos.

*O que causa?

Não existe um fator específico!
Porém devemos cuidar alguns fatores como: excesso de atividades impactantes, sobrepeso, ausência de pausa na posição sentada, má postura (desconhecimento de ergonomia, aqueles cuidadinhos de quando estamos na academia, no cross, no pilates, em qualquer atividade do nosso dia-a-dia: ao abaixar, ao olhar para frente, para deixar os ombros, joelhos, cotovelos no plano que não prejudique as articulações), má hidratação, tabagismo, falta de exercícios regulares.

Com os fatores citados, o disco intervertebral perde água, o que reduz sua altura, além da capacidade de suporte e amortecimento.
Assim, as paredes dos discos começam a perder a elasticidade e sofrer maior pressão o que pode resultar em fissuras no disco.

unnamed (1)unnamed

As dores nas costas são as manifestações mais comuns, e corre com maior freqüência na região Cervical e Lombar.

Coluna Cervical:
*Dor no Pescoço, nuca e ombros.
*Dor no Braço (com perda de força muscular).

Coluna Lombar:
*Dores que podem irradiar para as nádegas e pernas (ciática).
*Formigamento e/ou dormência nas pernas e pés.

Tudo depende do grau da degeneração discal do paciente!
A intensidade da dor e os sintomas variam entre as pessoas, visto que algumas pessoas não sentem desconforto algum, e muitas vezes nem sabem que apresentam tal degeneração.
Todavia outras pessoas já apresentam queixas de dormências, perda de força, formigamentos em braços e/ou pernas, dores forte e até incapacitantes.

O tratamento com a QUIROPRAXIA, através da realização de ajustes articulares e trações, trabalha com a desaceleração do processo de degenerativo, assim damos maior mobilidade para as articulações tendo como conseqüência o alívio das dores e a prevenção de lesões mais graves.

DICA DOS QUIROS:
Comece um exercício físico regularmente, aumente a quantidade de água ingerida, cuide sua postura no dia-a-dia e vá a Quiropraxista Regularemente!
Degeneração discal não é doença, mas de nada adianta saber que está escrito no exame e não mudar hábitos.
Todavia o agravamento pode levar a osteófitos (bicos de papagaio) abaulamento, protrusões e herniações nos discos intervertebrais.

PREVENIR SEMPRE SERÁ A MELHOR SOLUÇÃO!

A Quiropraxia é uma profissão de nível Superior, de 5 anos de duração, no Brasil existe apenas duas universidades, no RS (Universidade Feevale) e SP ( Anhambi Morumbi).
Nossa profissão lida com o Diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-muscúlo-esquelético. Quiropraxia não é massagem e, além disso, não existem cursos livres de especializações no assunto.
É importante que você procure um profissional graduado para o tratamento.

Mozione Quiropraxia
Aline Raupp ABQ 797
Carlos Lunardi ABQ 849

Dúvidas, sugestões de matéria, perguntas: entrem em contato!

(48) 4141 1402
(48) 99186 5842

CEISA CENTER
Av. Prefeito Osmar Cunha 183, Bloco B sala 603.

Ad