“Endometriose”
endometriose

A endometriose é uma patologia progressiva crônica que se caracteriza pela presença do tecido que reveste a parede interna do útero, conhecido como endométrio, fora desta região, podendo este, migrar para órgãos como exemplos: ovários, trompas, intestino, levando a paciente acometida a sintomas bem severos e intensos, limitando suas atividades diárias e causando em alguns casos, a infertilidade.
Estimasse que a endometriose afeta cerca de seis milhões de mulheres somente no Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e 30% tem chances de ficarem estéreis.
Entre os sintomas mais comuns estão:

• Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
• Dor pré-menstrual;
• Dor durante as relações sexuais;
• Dor difusa ou crônica na região pélvica;
• Fadiga crônica e exaustão;
• Sangramento menstrual intenso ou irregular;
• Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
• Dificuldade para engravidar e infertilidade.

unnamed

O diagnostico da endometriose é feito através de exames físicos e de imagem, que irão mostrar a progressão da mesma.
O tratamento basicamente consiste em aliviar os sintomas mais comuns com medicação e, numa fase mais avançada, realizar a cirurgia visando, diminuir os focos de tecidos endometriais.
Em alguns casos, há necessidade de retirar os órgãos acometidos.
Sobre a ótica da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), a endometriose pode ser causada por dois quadros de distúrbios energéticos: Calor e Umidade e Estagnação de Qi (energia) e Xue (sangue), pois numa analise geral , observa-se que mulheres portadoras desta patologia, possuem uma diminuição significativa do Yin, e aumento considerável do Yang do Fígado e/ou estagnação do Qi do fígado.
Além disso, podemos observar que a vida desta mulheres portadoras normalmente é bem atribulada e agitada, tipicamente Yang, que acaba dominando o Yin, característica tipicamente feminina.
Dentre as técnicas mais usadas na MTC para este caso podemos destacar:
Acupuntura, Quiropuntura, Auriculoterapia, Fitoterapia e Dietoterapia Chinesa, Terapia com Florais, alem de outras técnicas holísticas que vão restabelecer o padrão energético, melhorando os sintomas e , em muitos casos, trazendo resultados satisfatórios ao paciente.

Procure um profissional especializado e sinta os benefícios!!
Prevenção ainda é o melhor tratamento!

Fernanda Ramos
Acupunturista

Ad