“O Outono e a Acupuntura”
97d1ac51-f586-40ec-a29f-dc1a51fb2d73

Durante este período do ano, observamos transição de temperatura que geram diversas alterações físicas e até mesmo emocionais no indivíduo.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a estação do Outono é uma época comum para as patologias sazonais já que, a temperatura começa a diminuir e o ar costuma ser mais seco .
Estas condições podem ser determinantes para doenças como : Bronquite, Asma, Sinusites, Gripes, Resfriados entre outras já que, boa parte destas doenças possuem como etiologia os agentes climáticos ( Frio, diretamente ligado ao Vento , além da Umidade e do Calor), que são fatores externos de invasão de energia perversa.
Estas por sua vez, penetram nos meridianos energéticos localizados no corpo, ocupando o lugar do Qi (energia) e Xue (sangue) causando assim, sintomas de dor e debilidade.
Cada estação está relacionada a um elemento natural, no caso do Outono o elemento é o Metal, correspondente ao meridiano do Pulmão , que é o órgão mais externo e que atua como primeira barreira de defesa contra os agentes externos patológicos. Nestes períodos devido a tudo que foi citado acima, o Pulmão se torna ainda mais vulnerável.

8a3226ab-71cd-4897-9700-55e25d4c345a

Gostaria de citar algumas dicas importantes de cuidados neste período:

*Proteção contra estes agentes perversos – O uso de cachecol ou lenço, protege a região posterior do pescoço por onde pode ocorrer invasão dos agentes externos;

*Cuidar da hidratação da pele e ingerir líquidos;

*Alimentação adequada e apropriada para estação;

*Caso precise de tratamento neste período, lembre- se que a Medicina Tradicional Chinesa pode dar um grande suporte tanto para tratamento, quanto para prevenção de doenças.

Aproveite a estação!

Fernanda Ramos

Acupunturista.

Ad