“Funcional na Racer Academia”
bed70fd5-48e1-412e-96a9-b9eed6d82958

Treinamento Funcional.
Uma abordagem fácil para entender.
Sem o objetivo de comparar o Treinamento Funcional com qualquer outra modalidade de atividade física, o objetivo principal desta leitura é a compreensão do alcance desta modalidade que resgatou os mais antigos exercícios, os quais sempre foram muito eficientes e motivadores e que agora são novamente utilizados, mas de uma forma mais moderna e atraente.
A informação correta e neutra é de extrema importância, para que o leitor consiga entender sobre qual estilo, característica ou metodologia se aplica a uma determinada modalidade. Quando se trata de Treinamento Funcional, nós devemos especificar muito bem o estilo, o objetivo e a metodologia a ser aplicada, pois isso determinará a quem serve o programa de exercícios.
Caso contrário o leitor pode conhecer um estilo de treinamento com o nome de Treinamento Funcional e achar que todos os outros programas de Treinamento Funcional têm a mesma carga de trabalho muscular e alcançam o mesmo resultado.

ca9a8c55-1fcc-416c-863c-eae93280f83f
O Treinamento Funcional pode alcançar inúmeros objetivos, de acordo com o espaço físico, aparelhamento e principalmente de acordo com o perfil do praticante.
O programa de exercícios pode objetivar a melhora de um determinado movimento do corpo de uma pessoa, quando esta apresenta uma dificuldade para realizar algumas tarefas práticas de seu cotidiano. Neste caso, a carga de trabalho muscular será muito menor em comparação a um programa de exercícios com o objetivo de aumentar o nível de aptidão geral do praticante, que conhecemos como um treinamento metabólico.
Os dois programas de exercícios apresentam característica muito diferentes, mas ambos estão dentro do estilo de Treinamento Funcional.Um dos pontos mais motivadores do Treinamento Funcional é o estilo de executar movimentos que englobam muitos grupos musculares ao mesmo tempo e que exigem também que várias valências físicas sejam trabalhas durante o mesmo exercício.
Esta característica de treino é responsável pela alta motivação que o praticante sente e que deixa um “gostinho na boca” de não ver a hora de chegar o próximo dia de treino.Para entender o que são valências ou capacidades físicas, o Treinamento Funcional apresenta programas de exercícios que exigem ao mesmo tempo resistência, agilidade, força e flexibilidade.
Todas estas capacidades físicas são trabalhadas com exercícios que utilizam o próprio corpo como sobrecarga ou com alguns equipamentos como TRX, Bosu, extensores de borracha, discos de propriocepção, etc…
O Treinamento Funcional tem sido uma excelente opção de treinamento aos praticantes de atividades ao ar livre, pois eles encontram nos programas de exercícios, as mesmas características de esforço e movimento que praticam em seus esportes.
Para atender a uma demanda cada vez maior, a Racer desenvolveu em parceria com a Allgym, um espaço especializado para todos os programas de atividade física que envolve o Treinamento Funcional.

Racer Academia. Tina Bartczak (Cref 1195-G/SC) e Giba Zacouteguy (Cref 1188-G/SC).

https://www.facebook.com/raceracademia/?fref=ts&rf=204816553187151