“Hidroginástica”
hidroginástica

A Hidroginástica é uma atividade física muito mais abrangente e eficaz do que normalmente se imagina.
Compara-se o seu trabalho ao de musculação, somado ao aeróbio, recebendo ainda os benefícios de uma constante massagem corporal. Além de ser uma forma de condicionar-se fisicamente, ela melhora a resistência muscular localizada, a flexibilidade e diminui o percentual de gordura.
É importante perceber que ela nos dá possibilidades variadas de trabalho. Baseando-se no aproveitamento da água como sobrecarga, pode-se exercitar com intensidades extremas, ou seja, realizar trabalhos fáceis e pouco intensos bem como trabalhos difíceis e muito intensos.
A Hidroginástica é uma atividade para todos. Pode ser praticada por uma clientela bastante diversificada, desde que se respeitem os objetivos e as limitações de cada grupo ou indivíduo.
Destina-se a pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento, como adolescentes, adultos, idosos, gestantes, atletas, pessoas que necessitam de cuidados específicos.

hidroginastica-exercite-se-ate-dentro-da-agua-68-157

Empuxo:
É a força aplicada de baixo para cima e que atua em sentido oposto à força de
gravidade. É conhecida como Princípio de Arquimedes- “Quando um corpo está completa ou parcialmente imerso em um líquido em repouso ele sofre um empuxo para cima igual ao peso do líquido deslocado.”.
Dentro da água o corpo fica submetido a duas forças que atuam em sentido contrário:
– Força de gravidade – atua através do centro gravidade.
– Empuxo – atua através do centro de flutuação.
O empuxo é responsável por facilitar a movimentação dentro da água. Isto ocorre uma vez que o peso corporal dentro d’água é aliviado de acordo com a profundidade em que este se encontra
imerso.
De acordo com esses resultados, pode-se dizer que quanto maior o nível de imersão, maior a redução do peso corporal e menor impacto sofrido pelas articulações de sustentação durante a realização dos exercícios. Como se tem menos impacto, o estresse articular será diminuído e, consequentemente, estar-se-á menos sujeito a lesões articulares durante as movimentações dentro da água.
A redução do peso merece destaque, pois é devido a esse benefício que a hidroginástica torna-se uma atividade milagrosa. Grupos de terceira idade, de obesos e outros serão beneficiados com a diminuição da carga sobre as articulações, uma vez que conseguirão obter um maior e mais rápido progresso com relação a intensidade, frequência e duração dos exercícios.

Impacto:
É a reação, provocada pelo apoio dos pés contra o solo ao realizar um movimento. É demonstrado através da Lei de Ação e Reação – “A cada ação corresponde uma reação igual e contrária.”.
Desde que o impacto sofrido pelo praticante de hidroginástica depende da quantidade de água que cobre este corpo, os exercícios aquáticos, sempre que comparados aos exercícios terrestres, provocarão menor impacto obre as articulações de seus praticantes.

Benefícios da hidroginástica:
* Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos; pessoas ocupadas com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os programas normais de exercícios.
* É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição.
* Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
* Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
* Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
* Aumenta a circulação sanguínea e a resistência do sistema cardiorrespiratório.
* Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
* Melhora a flexibilidade das articulações

Academia Tutubarão
Contato:048 3259-3113

Ad