“Musculação para idosos”
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Estudos apontam que a prática de atividades físicas regulares, trazem vários benefícios para o ser humano, desde a infância até a velhice.
Além do mais, a prática de exercícios resistidos ou aeróbios regulares, diminuem os riscos de algumas doenças que são comuns nos idosos, (doenças cardíacas, ósseas) além de ter uma grande influência na melhora da saúde mental e emocional de uma pessoa na terceira idade.
Existem inúmeros benefícios relacionados à realização de um treinamento de musculação regular, principalmente quando os seus anos de vida vão avançando.
A musculação para idosos pode ser imprescindível na redução dos sinais e sintomas de várias doenças e condições crônicas, entre elas: artrite, diabetes, osteoporose, obesidade, dor nas costas e depressão.
Estudos científicos têm mostrado que a prática da musculação pode retardar o relógio do envelhecimento fisiólogico. Os exercícios aeróbios (correr, nadar, pedalar) trazem muitos benefícios para a saúde, como melhorar os pulmões e coração, deixando-os mais saudáveis, e também trabalhar o aumento da aptidão cardiovascular e resistência, por outro lado, ele contribui muito pouco para o fortalecimento muscular, onde a musculação tem grande eficácea.
Alguns estudos mostram que a prática da musculação duas ou três vezes na semana aumenta a força através da construção de massa magra e densidade óssea.
Um estudo recente, realizado com mulheres na pós-menopausa na Universidade de Tufs com duração de 12 meses, mostrou que houve ganhas consideráveis na densidade óssea, no aumento de força e aumento do equilíbrio com apenas dois dias semanais de prática de treinamento de força progressiva, e comparando a outro grupo de controle que não executaram os treinos prescritos, apresentou redução na massa muscular, baixa na densidade óssea e aumento nos níveis de desequilíbrio.
Sendo assim, a musculação para idosos pode reduzir os riscos de queda, que se traduz em menos fraturas e mais qualidade de vida.

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Com a prática regular, vários benefícios começaram a aparecer:

* Aumento da força muscular
* Aumento da densidade óssea
* Aumento da massa magra
* Aumento dos níveis de equilíbrio
* Melhora no retorno venoso, que previne ou ajuda a tratar problemas circulatórios
* Diminuição das dores articulares e musculares
* Aumento da capacidade funcional
* Aumento da auto-estima
* Aumento do gasto calórico
* Aumento da flexibilidade
* Melhorias nas atividades do dia a dia, pois o idoso torna-se mais ativo.

Entre outros benefícios que podemos adquirir com a prática.

Concluindo nossa matéria, para o idoso manter sua saúde e qualidade de vida, não basta ter somente bom condicionamento cardiovascular, necessita também de força e flexibilidade, que são capacidades físicas muito utilizadas no dia a dia.
Assim, a prática regular da musculação tem uma importância ainda maior sobre uma melhoria na vida, aumentando seu desempenho funcional, flexibilidade, equilíbrio e força, fazendo com que tenham uma vida ainda mais tranquila, com muita alegria e possam desfrutar de tudo aquilo que a vida os oferece.

Fonte da Matéria: Jean Fillippe Biofitt Academia.

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