“Escorregou? Levante!”
Forca-Vontade

Parece clichê, mas muitas pessoas não alcançam seus objetivos e se sentem desmotivadas e incapazes de recomeçar. Muitas desistem.
Mas, a boa notícia é que você não tem um limite de vezes pré-determinadas para fazer novamente.
Faça isto quantas vezes forem necessárias, o que não pode é desistir, até porque, acreditar em você e se dar uma nova chance é uma forma de respeito e amor próprio.

Seja uma dieta, uma faculdade, um treino ou um relacionamento, você pode e deve se dar uma segunda chance.

Tratando-se da sua saúde física e mental, este assunto torna-se extremamente importante.
Quem nunca começou uma dieta na segunda-feira e “se acabou” na pizza com refrigerante na quarta?
E quem já não cumpriu a risca até surgir aquela festinha de criança cheia de guloseimas?
E o treino: quantas pessoas se matriculam na academia, treinam por uma semana e não frequentam mais? Sem falar naquelas que fazem um dia e não voltam!
Não, você não é o único a se sentir fracassado em certos momentos da vida, mas, calma: o fracasso também tem seus pontos fortes, ele te ensina que somos seres humanos, passiveis de erros e falhas.
Também mostra que, se fosse fácil, qualquer um conseguiria na primeira tentativa e todos viveriam felizes para sempre.
Sabemos que não é bem assim.

Especificamente sobre estes dois assuntos – treino e dieta – temos muito a analisar.
Com a gigantesca oferta de alimentos industrializados e falsos facilitadores do dia a dia, repletos de aromas artificiais extremamente saborosos e viciantes, torna-se ainda mais difícil focar na reeducação alimentar.
E levantar às seis horas da manhã para dar aquela suada?
Ou sair do trabalho e encarar a esteira na academia?
Para muitos, isto é algo difícil de encaixar na rotina, mas, vamos por partes.
A dica, que não é nenhuma novidade, é se matricular em algo que realmente te dê prazer.
Por exemplo, gosta de água?! Então a natação ou a hidroginástica são ótimas pedidas para que você se movimente e gaste energia, se mesmo assim você não conseguir seguir um cronograma de treinos, você não tem opção: faça da atividade física parte da tua rotina obrigatoriamente, como escovar os dentes e tomar banho.
Na verdade você não é obrigado a fazer, mas sabe que, se não fizer, seus dentes ficarão podres e o corpo mal cheiroso.
O mesmo acontece com o treino, se você não se exercitar, as doenças começarão a parecer e, como diz o ditado popular, é “melhor prevenir do que remediar”.

Em contrapartida, temos as facilidades.
Sobre alimentação, independente se você é carnívoro, vegetariano ou vegano, de falta de informação e ofertas no mercado você não pode reclamar.
A internet oferece uma gama enorme de dicas, explicações e receitas para todos os tipos de dietas.
Existem alimentos saudáveis e saborosos prontos para o consumo, marmitas com quantidades balanceadas de proteínas e carboidratos, legumes e verduras prontas para quem não tem tempo ou paciência de lavar, descascar e cozinhar.

Felizmente, o mundo está despertando para um estilo de vida saudável e mais sustentável, preocupando-se não só com o próprio bem-estar, mas também com o bem-estar do planeta e dos outros seres vivos.

Mas, voltamos ao foco inicial: recomeçar é preciso!
Além de trazer uma imensa quantidade de sentimentos bons, esta motivação faz bem a saúde, libera hormônios do bem-estar e da felicidade.
E, aproveitando que estamos no mês das mulheres, gostaria de citar algumas dicas para nós, mulheres, no mantermos motivadas:

1º Ame-se

Autoestima é tudo, não é mesmo? Aprenda a se amar do jeitinho que você é e tudo ao seu redor ficará mais leve e bonito. Se amar é se respeitar. E, se você fizer isto, sempre terá motivação para recomeçar.

2º Conheça-se

Qual atividade física funciona melhor para você? Que dieta seu corpo se adapta melhor? Quantas horas de sono são suficientes para que você se sinta revigorada? Responda estas perguntas para si mesmas e busque aquilo que satisfaça com eficiência as suas necessidades.

3º Organize-se

Precisa levar marmita para o trabalho? Roupa para a academia? Toalha para a natação? Anote tudo na sua agenda para não esquecer nada e mantenha o foco no seu objetivo. Deu tudo errado? Faça dar certo no dia seguinte.

4º Seja positiva

Já está mais que comprovado que encarar a vida com otimismo é benéfico para a saúde. Então não se distraia com pensamentos negativos!

5º Use seu tempo livre para ganhar saúde

A prática de atividade física proporciona menor risco de doenças e derrames, menor risco de câncer de mama e colo, diminuição de diabetes, aumento da densidade óssea, diminuição do risco de osteoporose e ajuda a controlar o peso corporal. Tem dúvida do que fazer no seu tempo livre?

Desta forma, fica a pergunta: como fazer para começar algo e atingir seus objetivos de uma vez por todas?!

A resposta está dentro de você!

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É necessário algo que todos temos, mas eventualmente deixamos de lado, chamada FORÇA DE VONTADE.
Quando você quer algo verdadeiramente, você opta por excluir algumas coisas da sua vida e seguir firme em busca da sua realização.
Se ainda não chegou lá, provavelmente você ainda não interiorizou este desejo e ainda não aceitou o fato de que nem tudo é permitido.
Quando isto acontecer, quando você decidir que quer, que precisa e enxergar que pode, você conseguirá com toda certeza. Isto é uma reprogramação mental e seu cérebro entenderá direitinho “quem é que manda” quando você seguir exatamente o que se propôs a fazer.

Motivação para recomeçar?
Busque dentro de você, nos teus desejos mais íntimos.
E use esta força a teu favor.

Boa sorte!

Sara Fávero CREF 15270

Personal Trainer e Proprietária do Sara Fávero Personal Studio

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