“Deu Samba na Dieta”
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Manter uma vida saudável, alimentação balanceada e treinamento em dia é fundamental durante todo o ano e não somente próximo a datas específicas.

Mas, se você só está começando agora, uma semana antes do carnaval, nós podemos te ajudar com dicas para potencializar os resultados e fazer você se sentir melhor na avenida.

Primeiramente, responda esta pergunta:

A palavra DIETA te assusta?
Sim?

Então é importante você entender que a tua alimentação atual, seja ela saudável ou não, é a sua dieta.
Ou seja, dieta não quer dizer, necessariamente, ingerir poucas calorias ou cortar algum tipo de alimento como o açúcar e a farinha branca.
Dieta nada mais é que os alimentos que compõem a sua rotina.

Desta forma, devemos optar pela ingestão de alimentos saudáveis e naturais para termos uma dieta bacana, que te deixe forte (imunologicamente falando), resistente, com a massa corporal ideal e bonito(a), claro!

O básico você já sabe: pouca ou nenhuma ingestão de frituras e álcool, pouco consumo de açúcar, ingestão balanceada de proteína e por aí vai.

Lembrando que consultar um(uma) nutricionista é fundamental para saber a quantidade exata de micro e macronutrientes ideais para você, pois ela levará em consideração seu percentual de gordura, IMC, metabolismo, idade, entre outros fatores que podem influenciar nas escolhas.
Agora, se você não terá acesso a um profissional e ainda assim quer se dedicar nesta semana que antecede o carnaval, vamos às dicas:

– Evite a ingestão de alimentos industrializados, prontos ou embutidos.
– Consuma alimentos termogênicos como a canela, o gengibre, a pimenta e o chá verde.
– Consuma alimentos antiinflamatórios como o açafrão da terra (cúrcuma), sardinha, abacate e a semente de chia.
– Evite pães, massas, doces, álcool e frituras.
– Dê preferência para alimentos naturais, orgânicos, frutas, verduras, legumes e oleaginosas.
– Beba bastante água.

Agora, tratando-se do treino, a pergunta é:

Você tem preguiça de se exercitar?

Se a resposta também for sim, você precisará se obrigar a treinar pelo menos nas primeiras semanas, pois, com o tempo, você irá treinar porque sentiu necessidade.
Sim, o seu corpo se adapta a ponto de você sentir vontade de treinar, acredite!
Os responsáveis por isto são os hormônios que liberamos durante e após o treino, que nos trazem aquela sensação de bem-estar, felicidade e prazer.

Se não é aluno(a) em nenhuma academia, inicie treinando em casa mesmo.
A dica é realizar exercícios simples, fáceis e com baixíssimo risco de lesões.
Serão séries curtas e intensas.

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Exemplo 1: (se não conhecer os exercícios, pesquise vídeos na internet para não executar errado):

– 50 polichinelos
– 20 agachamento com os pés afastados
– 20 flexões de braços com ou sem apoio dos joelhos no chão
– 30 segundos na prancha isométrica
Repita esta sequência três vezes.
Alongue.

Exemplo 2: corrida e caminhada na rua

– inicie caminhando 5 minutos para aquecer a musculatura e as articulações, faça um pequeno alongamento nos membros inferiores e comece uma sequência de 10 minutos sendo 30 segundos correndo e 30 segundos caminhando.
Caminhe mais 5 minutos para voltar à calma.
Alongue.

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Exemplo 3: Na academia
Escolha um dos equipamentos aeróbios (esteira, bike, elíptico ou escada) e faça um aquecimento de 5 minutos em velocidade moderada.
Depois, repita esta sequência três vezes, fazendo de 10 a 20 repetições de cada exercício, conforme seu nível de treinabilidade.

– agachamento com a barra nas costas
– supino reto com barra
– afundo estático com halteres
– puxador alto com pegada aberta
– abdominais laterais alternados utilizando as pernas (“abdominal bicicleta”)
– alongue.

Lembrando que estas são apenas algumas dicas, se a sua academia tem instrutores, peça que um deles o ajude montando um treino para os grandes grupos musculares para você realizar na forma de circuito.
Nenhum treino é mais certo ou mais errado, mas sim mais eficiente ou mais seguro.
Desta forma, respeite seu corpo, seus limites e, claro, suas preferências, às vezes uma aula de dança ou de step te fará mais feliz.
Se sim, o que está esperando para começar?

Caso você não frequente uma academia, pode seguir os exemplos 1 e 2, ou milhares de outros que podemos encontrar em fontes seguras na internet.
Basta ter força de vontade, determinação e dedicação.

Ahh!
E não se esqueça:
Mantenha uma vida equilibrada, alimente-se bem, pratique atividades físicas e estarás com o corpo sempre pronto para encarar os carnavais, viagens ou seja lá qual for o seu objetivo.
Cuide-se!

Sara Fávero
Personal Trainer
Proprietária do Sara Fávero Personal Studio
Contribuição: Nutricionista Kamila Espíndola

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