“Mulheres: Treinem Braço”
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Apesar de esclarecido, o mito de que “treinar membros superiores deixa o corpo da mulher com aspecto masculinizado” ainda ronda as Academias e os estúdios de treinamento.
Muitas vezes esse desânimo pode ser causado pela falta de uma orientação adequada.
Apesar de parecer simples, conscientizar o público feminino de que todos os músculos precisam ser treinados de forma equilibrada e harmoniosa pode ser uma tarefa difícil.
É importante destacar que esta falta de empenho ao treinar MMSS (membros superiores) pode afetar, inclusive, os resultados no treino de MMII (membros inferiores).
Treinar “braço” não é sinônimo de masculinização, até porque, o treino não precisa ter o objetivo de ganho de volume.

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É fundamental desenvolver força e resistência no tronco, peitorais, costas, braços e antebraços, pois, além do benefício de aguentar uma maior carga para os exercícios dos membros inferiores – como agachamento, avanço e stiff – melhorando o treino das pernas, coxas e glúteos, temos a melhora do controle corporal, da postura, alinhamento da coluna, resistência, independência dentro de casa (ou você é do tipo que pede para algum homem fazer os trabalhos pesados pra você?), bem como evita o aparecimento de lesões simples, como torções do punho, dores nos ombros ou no pescoço etc…
Tratando-se especificamente da região dos ombros, percebemos que, uma musculatura postural é comumente vítima de lesões e dores agudas ou crônicas, não pode ser deixada de lado.
É necessário fortalecer e tonificar para a maior lubrificação da cintura escapular, flexibilidade e, claro, força.
Fisiologicamente falando, sabemos que as mulheres possuem, naturalmente, o percentual de gordura maior que dos homens.
Também sabemos que a produção de testosterona é bem menor, de modo geral, com isso percebemos que, para ganhar volume de MMSS, não basta simplesmente treinar.
Para uma mulher hipertrofiar MMSS é necessário muita disciplina e dedicação e, na maioria das vezes, a utilização de esteróides anabólicos, ou seja: não se preocupe, você não vai ficar grande tão fácil assim!
E, além de todos os benefícios supracitados, quando treinamos MMSS temos também o aumento do gasto calórico total das sessões de treino, as séries – que não precisam ser pesadas demais – irão fortalecer a musculatura sem aumentar o diâmetro da fibra muscular.
E os benefícios estéticos?
Braços firmes e tonificados, peitorais e costas fortes, nada de “tchauzinho” balançando.
Tudo isso sem perder a delicadeza do corpo feminino, você ganhará definição sem que isso signifique crescimento excessivo.
Quer saber quais exercícios te deixarão assim?
Consulte um profissional da área, ninguém melhor que um Educador Físico para lhe orientar e ajudar a treinar com responsabilidade, segurança e alcançar os resultados no tempo planejado.
Treine com seriedade e disciplina e os resultados virão.
Tome a decisão de mudar seu estilo de vida para sempre.
Sua determinação e força de vontade irão aumentar a cada resultado positivo, tenha fé e anime-se!

Sara Fávero
Personal Trainer
Proprietária do Sara Fávero Personal Studio

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