“Polifenóis e Performance”
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Polifenóis são micronutrientes encontrados nos vegetais.
Estes fitoquímicos têm sido cada vez mais estudados pelos seus diferentes efeitos de prevenção e modulação em relação às doenças crônicas, envelhecimento e imunidade.
A literatura nos mostra que a suplementação de polifenóis é um pouco controversa quando relacionada a praticantes de atividade física de alta intensidade e atletas, pois há estudos que sugerem que polifenóis diminuem os efeitos adaptativos do treinamento, porém melhoram seu desempenho físico.
Recentemente saiu uma meta análise que avaliou 14 publicações científicas mostrando que, o uso de quercitina, curcumina e resveratrol modularam a função muscular e biogênese mitocondrial ativando Sirtuins (SIRT 1) contribuindo com o aumento da atividade do co-ativador de transcrição gênica (PGC 1a).
Além disso, como no esporte onde a taxa de fluxo sanguíneo e débito cardíaco são importantes para um bom desempenho atlético, também mostraram que os polifenóis aumentam a síntese endotelial de óxido nítrico, contribuindo com esta função endotelial do fluxo sanguíneo.
Como conclusão deste estudo eles ressaltam a quercitina como o polifenol que apresentou maiores resultados em relação ao aumento da performance esportiva.
Em contrapartida, ha inúmeros estudos falando sobre a cúrcuma e seus benefícios relacionados à inflamação, oxidação, treinamento e saúde neural, pelo seu potente efeito antioxidante.
As concentrações dos extratos de cúrcuma variam de 100 a 600mg/dia.

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No entanto, mesmo os estudos trazendo os benefícios destes compostos bioativos vale ressaltar que saber o momento de utilizar estas substâncias, e a melhor forma de combina-las, para que seu uso seja melhor aproveitado pelas células, irá influenciar no resultado, e para tal, deve contar com ajuda de um profissional da nutrição para melhor orientar e ajustar sua dosagem de acordo com a substância e caso individualmente.
De modo geral todos podem e devem se beneficiar com o consumo dos alimentos e bebidas fonte de polifenóis, este estão presentes no vinho, chá verde, cúrcuma, uva, cebola, maçã, frutas vermelhas e alho.

Fonte da Matéria: Fernanda Renzetti