“Jejum Intermitente”
jejum-intermitente-cardapio-resultados

Jejum Intermitente (JI) é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.
Aqui não se trata de QUAIS alimentos você deve comer (ao contrário das dietas), mas sim de QUANDO você deve comer.
Assim, podemos dizer que o JI não é uma dieta, mas sim um “estilo de alimentação”.
Os protocolos mais comuns de jejum intermitente são compostos por jejuns diários de 16 horas, ou jejuns de 24 horas duas vezes por semana.
Mas calma.
Nós vamos falar disso com detalhes mais à frente.
A prática do jejum é algo comum na história dos seres humanos.
Além de o jejum fazer parte das principais religiões, (incluindo o Cristianismo, Islamismo e o Budismo), nossos ancestrais não tinham comida disponível o ano todo em Supermercados e geladeiras para fazer 3 ou 4 refeições por dia.
Até por isso o JI é uma prática comum entre os adeptos da dieta Paleo.
Era comum passar por períodos de pouca ou nenhuma comida, e nossos corpos evoluíram para ser capazes de funcionar sem alimentos por longos períodos de tempo.

jejum-intermitente

Como o Jejum Intermitente Funciona?

Ao jejuar, várias coisas ocorrem dentro das células de seu corpo.
Por exemplo, seu corpo altera os níveis hormonais para tornar a gordura armazenada disponível para as células.
Falando nas suas células, elas também iniciam processos fundamentais de reparo e recuperação, além de alterar a expressão dos genes (isso é bom!).
Abaixo estão algumas das mudanças que ocorrem no seu corpo ao jejuar:

*Hormônio do Crescimento (HGH):
Os níveis de hormônio do crescimento têm um pico, chegando a ficar 5 vezes maiores do que antes. Isso traz grandes benefícios na queima de gordura e no ganho de massa muscular.

*Insulina:
A sensibilidade à insulina melhora e os níveis de insulina no sangue caem dramaticamente. E níveis mais baixos de insulina no corpo permitem que mais gordura armazenada fique disponível para ser queimada.

*Reparos Celulares:
Em jejum, seu corpo inicia processos de reparo celular, que inclui a autofagia, onde células digerem e removem proteínas velhas e disfuncionais de dentro delas. Essas proteínas velhas podem levar ao surgimento de câncer .

*Expressão Genética:
Há mudanças na função dos genes ligados à longevidade e proteção contra doenças.
Estas mudanças nos níveis hormonais, função celular e expressão genética são responsáveis pelos benefícios do jejum intermitente, que iremos ver com mais detalhes a seguir.

Ad

“7 Benefícios do Jejum Intermitente”

Há diversos estudos feitos sobre o JI tanto em humanos como em animais.
O que estes estudos mostraram foi que o jejum intermitente é uma ferramenta poderosa para o controle de peso e também para a saúde do corpo e do cérebro.
O jejum pode, inclusive, fazer você viver muito mais anos!
Veja abaixo a lista dos principais benefícios do JI:

1 – EMAGRECIMENTO
Como já mencionamos antes, o jejum intermitente vai ajudar você a perder gordura sem precisar restringir o consumo de calorias de forma consciente.

2 – RESISTÊNCIA À INSULINA
O JI pode reduzir a resistência à insulina, baixando em 3-6% e os níveis de insulina em jejum no sangue em 20-31%. Em tese, isso é o suficiente para proteger contra diabetes tipo 2.

3 – INFLAMAÇÃO
Alguns estudos mostram redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de diversas doenças crônicas.

4 – CORAÇÃO SAUDÁVEL
O JI pode reduzir o colesterol LDL, as triglicérides, marcadores de inflamação, glicose e resistência à insulina. Esses são todos fatores de risco para doenças no coração.

5 – PREVENÇÃO DO CÂNCER
Estudos realizados com animais indicam que o jejum intermitente pode ajudar a prevenir câncer.

6 – CÉREBRO SAUDÁVEL
O JI aumenta no cérebro um hormônio chamado BDNF, e pode ajudar a criar novas células nervosas. O JI também pode ajudar a proteger contra doença de Alzheimer.

7 – ANTI-ENVELHECIMENTO
O jejum intermitente foi capaz de aumentar a longevidade de ratos. Estudos mostraram que ratos que jejuaram viveram de 36-83% mais que os demais.
É preciso destacar aqui que as pesquisas sobre o jejum intermitente ainda estão em estágio inicial. Muitos dos artigos que mencionamos aqui são de estudos pequenos, de curta duração ou então realizados em animais e não em humanos.
Muitas dessas questões só poderão ser respondidas com mais firmeza após mais estudos realizados com pessoas.

Para Maiores informações veja nosso vídeo em nosso canal sobre isso
https: https://www.youtube.com/watch?v=Lur675F2WLA 

Curta e se inscreva para ficar por dentro de tudo que estamos trazendo de novidades a vocês.

Vitor Hugo Batista
Diretor Geral

Ad

One thought on ““Jejum Intermitente”

  1. Pingback: Google
  2. Comments are closed.